terça-feira, 17 de maio de 2011

Forças que se Somam ou Fragilidades que se Fortalecem


By: Lilian Paranhos Macedo


Há momentos em que não podemos afirmar qual sentimento é a mola mestra que está em ação. Vejamos nos relacionamentos entre pais e filhos; um abraço pode ser dado por amor, por saudades, obrigação ou simplesmente por submissão.   Sentimentos grandes e complexos existentes entre pessoas tão próximas e tão íntimas guardam segredos e experiências que servirão de alicerces para toda a vida; porém sabemos que nem sempre os relacionamentos familiares são bem sucedidos e ainda que os abusos sofridos em casa ou   nas escolas causam desconforto e tristeza sentidos por filhos e alunos que crescerão marcados, com ou sem queixas, por esta dura prática.

Propostas:
1º passo:  Discussão de temas possíveis a partir desta foto

·         Relacionamentos familiares - século XXI e a liberdade de expressão;
·         Hierarquia – na escola e em casa;
·         Responsabilidade - somente juntos poderemos ir mais longe.  

2ª passo: Após discussão das temáticas acima, sugiro que os alunos assistam ao filme “Entre lês murs” 2008 (Entre os Muros da Escola), vencedor da Palma de Ouro em Cannes,  para execução das seguintes atividades:

·         Formação de grupos com até 05 alunos para elaboração de resenha crítica e apresentação da mesma em sala de aula com duração de até 15minutos;
·         Datas para as apresentações agendadas;
·         Ao final de cada aula, o professor mediará questionamentos ou discussões que se façam necessárias entre os alunos a respeito das apresentações e  receberá uma cópia da apresentação de cada grupo  para avaliação da parte escrita.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sou parte - Álvaro de Campos- de um todo que é Fernando Pessoa

Lendo a revista virtual Educar para Crescer, da Abril.com.br, me descobri parte da literatura de Álvaro de Campos. No poema -  Apontamento 1929 -  me senti um fragmento de Fernando António Nogueira de Seabra Pessoa.

Edgar Morin

Após ler Edgar Morin, autor conhecido como Pai da Teoria da Complexidade, estudioso das áreas de filosofia, sociologia, economia e antropologia, tornou se impossível não mencioná-lo em meu Blog. Acessar seus conceitos a respeito da educação construtiva, ou seja, quando esta se dá pela soma de conhecimento dos diferentes ânimos, culturas, classes sociais, economias ou ainda sentimentos. Morin usa seus textos como objeto de provocação e reflexão não só para leitores do mundo acadêmico, mas instiga a sociedade contemporãnea a respeito de um obstáculo imenço existente bem diante de nósv e a este ele chama de “A própria Humanidade”. O autor não perde a esperança, compartilha em seus textos ideias para a construção de um novo “ser humano” e ainda afirma que o improvável acontece.