Algumas obras atravessam o tempo e culturas, elas nos fazem pensar em valores e princípios que permeiam a vida do homem, independente da sociedade que este esteja inserido. A obra Literária de Lev Tolstói "A Morte de Ivan Ilitch" é uma destas.
Breve análise de o enredo.
O enredo é reconhecido pela forma como a vida de o protagonista Ivan Ilitch é descrita. O autor dá início à obra contando a trajetória desta personagem, sua busca pelo sucesso e o desejo de ser aceito pela sociedade. Ivan é um homem materialista, deseja o sucesso no trabalho e em sua vida pessoal escolhendo a esposa baseando-se nos dotes que a mesma possui.
Com o advento de sua doença e a impossibilidade de continuar na busca pelo sucesso sente seu sofrimento aumentar; percebe que o tempo dedicado ao trabalho era motivo para se manter longe de casa e, particularmente, da esposa. Ivan se vê limitado apenas no espaço de seu quarto, hora no sofá hora em sua cama. Seu ódio, rancor e tristeza acentuam-se e tornam-se cada vez mais claros para ele à medida que o tempo passa e a doença se agrava; a personagem percebe, pouco a pouco, as más escolhas feitas durante a vida.
Em seus dias de sofrimento Ivan Ilitch não encontra apoio e atenção de seus familiares; no entanto, é um de seus criados que o surpreende, dispensando a ele os cuidado necessários até sua morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário